sexta-feira, 25 de outubro de 2013


        Alone                                                    Sozinho

From childhood's hour I have not been      Eu não fui, pela minha infância afora,
As others were; I have not seen                 Como os outros foram; eu não vi outrora
As others saw; I could not bring                 Como os outros viram; e eu não pude ainda,
My passions from a common spring.          colher minhas paixões numa primavera linda.
From the same source I have not taken    Da mesma fonte eu não pude retirar,
My sorrow; I could not awaken                  Minha dor; Eu não pude despertar
My heart to joy at the same tone;              Meu coração para a alegria pelo mesmo caminho;
And all I loved, I loved alone.                      E tudo o que eu amei, eu amei sozinho.
Then- in my childhood, in the dawn            Então, na minha infância, na alvorada
Of a most stormy life- was drawn              De uma vida turbulenta foi pintada
From every depth of good and ill               com cada nuance do mal e do bem
The mystery which binds me still:              O mistério que ainda hoje me mantém.
From the torrent, or the fountain,              Desde a torrente ou da fonte,
From the red cliff of the mountain,            Desde o rubro pico de um monte,
From the sun that round me rolled            A partir do sol que se eleva e circudeia
In its autumn tint of gold,                           Em sua áurea tinta outonal que incendeia,
From the lightning in the sky                      A partir do raio no céu azulado
As it passed me flying by,                            Enquanto ele passa voando ao meu lado,
From the thunder and the storm,               A partir do trovão e do temporal
And the cloud that took the form                E da nuvem que se transforma, afinal,
(When the rest of Heaven was blue)          (Enquanto o restante do céu resplandecia)
Of a demon in my view.                               Num demônio que ao meu olhar aparecia.

Edgar Allan Poe, traduzido por Alessandro Pereira Rodrigues, aos 25 de Outubro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário